segunda-feira, 22 de abril de 2013


O abolicionismo foi um movimento político que visou a abolição da escravatura e do comércio de escravos. Era defendido em grande maioria pelo norte dos Estados Unidos, que lutavam contra os escravistas do sul. Desenvolveu-se durante o iluminismo do século XVIII, e tornou-se uma das formas mais representativas de ativismo político do século XIX até a atualidade. Teve como antecedentes o apoio de alguns papas católicos. Depois da guerra entra abolicionistas e escravistas os escravos foram soltos, começaram a ser considerados cidadãos ingleses, mas mesmo assim sofriam muito preconceito e encontravam grande dificuldade em encontrar bons empregos.

domingo, 21 de abril de 2013


O Big Stick foi a frase usada pelo presidente Theodore Roosevelt para descrever o estilo de política determinada como colorário da Doutrina Monroe, a qual especificava que os Estados Unidos da América deveriam assumir o papel de polícia internacional no ocidente. As intenções desta política eram proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina. Estas ideias levaram à expansão do que seria o exército náutico dos EUA e a um maior envolvimento nas questões internacionais. Tudo isso levou à Diplomacia do Dólar, que se seguiu à administração Theodore e que pode ser encarado como uma versão tardia da Diplomacia das Canhoneiras.

Como na maioria dos países do mundo, nos estados Unidos também existia a escravidão, e a escravidão como tudo tinha quem gostava e quem não gostava, os defensores da escravidão eram os escravistas e os opositores eram os abolicionistas, e isso era bem determinado nos EUA, o norte do país era abolicionista e o sul era escravista. Isso resultou em uma guerra, que foi vencida pelos abolicionistas, os escravos foram libertados e eram considerados cidadãos, mas mesmo assim sofriam preconceito.









Como na maioria dos países no mundo nos Estados Unidos também
A intervenção metropolitana:
A iniciativa visava compensar os gastos decorrentes da guerra e estreitar o controle metropolitano sobre seus domínios na America do norte. Alem de assegurar recursos monetários, as leis do aumento de arrecadações limitavam a produção de manufaturados na colônia

Lei do chá:
Determinava que o fornecimento de chá para a América Inglesa só podia ser feito pela Companhia Inglesa das Índias Orientas. A Inglaterra pretendia assegurar mercado para o chá produzido em suas colônias do Oriente. Com essas medidas, a Coroa inglesa pretendia enquadrar as colônias nas regras do exclusivo comercial metropolitano



A Independência :

A declaração da independência foi em 4 de julho de 1776, documento elaborado sob a supervisão de Thomas Jefferson.

A tentativa militar inglesa de manter controle sobre as aéreas colonias ainda prosseguiu por sete anos ate a assinatura do Tratado de Paris, em 1783, que estabelecia a paz entre os dois países e reconhecimento britânico da independência da ex-colonia

A reação colonial e as novas leis metropolitanas: O episódio mais conhecido de recusa as novas leis britânicas foi a chamada Festa do Chá. Em 16 de dezembro de 1773, colonos vestidos de índios atacaram navios de companhia inglesa das Índias, ancorados na capital de Massachusetts, e lançaram ao mar suas mercadorias. Em resposta ao ataque, a metrópole adotou um conjunto de medidas que ficaram conhecidas como leis intoleráveis.








Em dezembro de 1823, o presidente James Monroe fez a declaração da Doutrina Monroe, considerada por muitos como o prenúncio da ânsia expansionista dos EUA em direção a América Latina. O presidente tentava conter o avanço europeu a América e fazer com que os países os países americanos tivessem autonomia e não dependesse tanto dos europeus, pois ele percebeu que como os países americanos produziam poucos artigos manufaturados e industrializados tinha que importa-los da Europa. com isso veio a famosa frase `` A América para ps americanos´´.

A guerra civil: O sul contra o norte: Tanto nortistas quanto sulistas que avancavam para o pacifico buscavam reproduzir os modelos de suas sociedades de origem e articular a economia da nova regiao de acordo com seus interesses. O norte queria implantar um modelo industrial, já o sul queria implantar um modelo agrário.


A guerra contra o Mexico: No principio do seculo XIX, o governo norte-americano realizou uma política de compra de terras para ampliar seu território. O caso mais complexo foi o do Texas. Entre 1820 e 1830, muitos norte-americanos deslocaram se para a região que pertencia ao México. Em 1836, chegaram a proclamar independência dessa região. A autonomia durou 9 anos e encerrou-se com a anexação do Texas. Mexico e Estados Unidos entraram em guerra, onde o México perdeu.

Início de conflitos entre as treze colonias e a metrópole: 
As treze colonias tinham uma alto grau de autonomia, tanto entre si quanto em relçao à metrópole. Após a década de 1760, porém, os interesses ingleses em relação a exploração das colonias começaram a crescer.  A burguesia inglesa passava a ver a Ámerica como fonte de matéria-prima e um potencial de mercado consumidor. A ocupação britânica no canada e na louisiana, abriu possibilidade de avanço para o oeste. Havia, no entanto, um conflito de interesses, os colonos queriam expandir seus territórios, e a coroa inglesa queria o dominio direto  da região, esse foi o primeiro conflito entre eles.



As colonias do sul: No sul(Maryland,Virgínia,Carolina do Norte,Carolina do Sul e Geórgia) a economia era essencialmente agraria e exportadora. A base da produção era em grande propriedade rural, em geral monocultora destinada à exportação e no uso de mão de obra escrava (plantation).O tráfico de africanos para a região, iniciado em 1619, abastecia as fazendas e garantia o aumento nos lucros dos proprietários. A estrutura social e política era controlada pelos  grandes proprietários rurais, que defendiam os valores religiosos(católicos), e a  supremacia branca(racismo).


         
Comércio triangular:
A mais importante relação comercial estabelecida entre as colonias inglesas do norte e do centro e o exterior foi o denominado comércio triangular. Os comerciantes das colonias do norte adquiriam açúcar, melaço e rum em colonias caribenhas e os trocavam por escravos na áfrica. Trazidos para a América, os africanos eram vendidos a colonias do caribe ou do sul da América inglesa.


A  colonização do norte e do centro das treze colonias:
A colonização nessas colonias (Norte: New Hampshire, Massachusetts e Maine,Rhode Island,Connecticut. Centrais: Nova Iorque e Vermont,Nova Jérsei,Pensilvânia e Delaware) foi diferente, pois nelas, as condições climáticas e do solo inviabilizavam a agricultura extensiva praticada nas colonias do sul. A economia era constituída pela caça, pesca e exploração de madeiras. O campo dividia-se em pequenas propriedades policultoras, voltadas a subsistência e cultivada pela própria família. A integração entre as economias rural e urbana também caracterizou essas colonias.


A conquista do oeste: A disposição dos norte-americanos de avançar a fronteira para mais longe era estimulada pela crença no destino manifesto: eles iriam levar a ocupação ate o pacifico e construir um pais de dimensões continentais. A lei do Homstead Act, decretada em 1862, estabelecia a concessão de terras, a preços bastante baixos, a todos aqueles que se estabeleciam na região.

Uma Constituição para o novo país: Uma vez consumada a independência, teve início o debate acerca da elaboração de uma nova Constituição. Em 1787, o Congresso Continental aprovou uma Constituição, de inspiração liberal, que estabelece um regime presidencialista e reconhecia a divisão e o necessário equilíbrio entre os poderes executivo, judiciário e legislativo.

sábado, 20 de abril de 2013

Colonização e religião: A ideia de que os colonos agiam em nome de deus não foi apenas um justificativa para seus atos, mesmo quando guerreavam, mas revelava, sobretudo, motivações religiosas, que se associavam aos interesses comercias e, muitas vezes, os inspiravam.

As treze colonias :A colonização inglesa da América do norte foi promovida por iniciativas particulares e autonomas. A chegada do Mayflower marcou inicio da ocupação regular na América do norte. Os pais peregrinos fundaram Plymouth, em 1620, origem da futura colônia de Massachusetts. Novos núcleos de ocupação inglesa foram fundados na litoral atlântico ate se formarem em meados do século XVIII, as treze colônias América inglesa.
 
Navio Mayflower: o primeiro grande grupo de ingleses que chegaram a américa para iniciar a colonização sistemática tornou-se conhecido como pais peregrinos. Eles eram puritanos e fugiam das perseguições religiosas que ocorriam na inglaterra. Eles não foram os primeiros ingleses a viver no novo continente, mas são geralmente celebrados como os fundadores da nova colônia.


Este mapa representa o espaço territorial dos estados unidos antigo. Eles eram compostos por treze colônias. Após um expressivo crescimento econômico a partir da segunda metade do século XIX, as ex-treze colônias inglesas da america do norte tornaram-se um dos paises mais industrializados e ricos do mundo no século XX.